Sant Ferran de Ses Roques: Descobre a aldeia criativa de Formentera

No coração de Formentera, há uma aldeia com uma alma autêntica e de espírito livre: Sant Ferran de Ses Roques.

Sant Ferran de Ses Roques tornou-se o lar do movimento hippie nos anos 60 e, ainda hoje, o seu espírito criativo e boémio está vivo nas ruas animadas, nos concertos ao ar livre, nos mercados de artesanato e nas longas noites de verão.

Se quiseres conhecer Formentera para além das praias, aqui estão 5 razões pelas quais Sant Ferran deve estar no teu itinerário.

The Church of Sant Ferran de ses Roques in Sant Ferran’s main square in Formentera, beautifully illuminated at night.
The Church of Sant Ferran de ses Roques andits main square at nighttime, Formentera,

5 razões para visitar Sant Ferran de Ses Roques em Formentera

1. O coração hippie de Formentera

Nos anos 60, Sant Ferran de Ses Roques tornou-se o lar dos espíritos livres do movimento hippie. Os habitantes locais acolheram estes forasteiros de cabelo comprido, conhecidos como“peludos”. A praça da igreja era um dos seus principais pontos de encontro. Traziam música, criatividade e um espírito contracultural e não convencional.

Ainda hoje, Sant Ferran ecoa este passado hippie. Todas as sextas-feiras à noite no verão (21 de junho a 27 de setembro), há música ao vivo na praça e o mercado de artesanato funciona ao longo da rua principal(todas as noites, exceto às quartas-feiras e aos domingos, das 19h00 à meia-noite). As bancas expõem obras únicas de arte e artesanato de artistas locais: pinturas, cerâmica, couro, vidro, jóias e muito mais. Passear por elas ao som de música é a forma perfeita de sentir a alma boémia de Sant Ferran.

Artisan market in Sant Ferran de Ses Roques, Formentera
Stalls at the hippie artisan market in Sant Ferran de Ses Roques in Formentera

2. Fonda Pepe: Uma lenda viva

Fonda Pepe é mais do que um bar: é uma lenda viva em Formentera. Inaugurado em 1953, rapidamente se tornou o centro da cena hippie de Formentera e foi palco de alguns dos eventos mais memoráveis da década de 1960.

Esta trattoria, que também serve de bar e albergue, ainda carrega o espírito dessa época. Bandas lendárias como os Pink Floyd e os King Crimson costumavam passar por aqui. Há até quem afirme que Bob Dylan passou por aqui para tocar guitarra, embora seja provavelmente uma lenda urbana inspirada por alguém parecido com ele.

Atualmente, a Fonda Pepe continua a ser um local de encontro popular. O mobiliário vintage e as fotografias icónicas dos anos 60, da autoria de Reinald Wünsche (Berlim 1943 – Formentera 2008), captam momentos dessa era hippie, criando um registo visual inestimável do património cultural de Formentera.

Aqui, podes saborear uma paella barata (paella acessível), beber chupitos (pequenos shots de licor) no bar, ou ficar até tarde para uma noite animada. Os sabores e a atmosfera ainda carregam o espírito dos anos 60, tornando-o um lugar que não podes perder se quiseres experimentar um pedaço vivo da história de Formentera.

Fonda Pepe in San Ferran, Formentera – historic bar, trattoria, and hostel frequented by Pink Floyd and King Crimson in the 1960s hippie era
Fonda Pepe, a historic bar and trattoria in San Ferran, Formentera, has been a hub of the island’s 1960s hippie scene and a gathering place for legendary musicians.

3. A ligação com os Pink Floyd

Sant Ferran é também o lar de Guitarras de FormenteraA tua oficina, fundada na década de 1980, ganhou reconhecimento mundial por fabricar instrumentos de alta qualidade. Músicos lendários, incluindo membros dos Pink Floyd, tocaram guitarras e baixos feitos aqui, transformando esta pequena aldeia num inesperado santuário para os amantes da música. Uma visita a Formentera Guitars é obrigatória para qualquer apaixonado por música – e se quiseres, podes até construir a tua própria guitarra ou baixo, juntando-te ao seu popular curso de três semanas, fabricando instrumentos conhecidos pelo seu icónico “som das Baleares”.

4. Cuevas d'en Geroni: A gruta escondida

Descobertas em 1975 durante a escavação de um poço, Cuevas d’en Geroni é uma das Formenterade Formentera tesouros naturais de Formentera. Fica mesmo fora de San Ferranno km 6.2 na estrada para La Mola, assinalada por sinais e uma porta discreta: não esperes nada de vistoso, o que contribui para o seu mistério.

Entra e encontrarás estalactites, estalagmites e raízes de árvores penduradas no teto da gruta – este mundo subterrâneo parece congelado no tempo.

Uma visita à gruta é uma óptima alternativa à praia quando o tempo está nublado. É uma experiência aventureira e atmosférica que mostra um lado diferente da beleza natural de Formentera.

5. A vida nocturna alternativa de Sant Ferran

As noites em Sant Ferran têm um ritmo muito diferente de Es Pujols, o principal centro de vida nocturna de Formentera, repleto de discotecas e bares. Em Sant Ferran, a praça e as ruas próximas ganham vida de uma forma mais descontraída e local. Em algumas noites, poderás encontrar uma banda ao vivo ou uma jam session que transforma a praça num ponto de encontro tanto para os habitantes locais como para os visitantes.

Se estás à procura de uma das melhores pizzas de Formentera, não percas Macondona rua principal de Sant Ferran, onde podes sentar-te debaixo de uma oliveira. As mesas dos restaurantes estão alinhadas na rua, iluminadas por luzes suaves que criam uma atmosfera mágica.

Depois, recomendamos que vás até Sa Panxa para tomar uma bebida, um dos favoritos dos habitantes locais. O bar tem um ambiente alternativo e criativo, com paredes com obras de arte locais únicas que reflectem a alma boémia de Formentera. O seu belo pátio exterior acolhe música ao vivo, dando vida ao espaço com danças e risos. Em vez de ser um restaurante elegante, tem carácter e uma atmosfera genuína e mágica, reflectindo o verdadeiro espírito de Formentera.

Live music performance at Sa Panxa bar in Sant Ferran de Ses Roques, Formentera, in the outdoor courtyard at night.
Live music performance at Sa Panxa, a popular bar in Sant Ferran de Ses Roques, Formentera, in its beautiful outdoor courtyard.